Biointegral Saúde & Microfisioterapia São Paulo

PNS (Posturoterapia Neurossensorial) é uma técnica francesa de Tratamento Manual de especialidade da Fisioterapia que possui testes clínicos de várias àreas da saúde (Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Osteopatia, Podologia…) sendo baseanda na neurociência (neuroendocrinoimunologia, embriologia e fisiologia) da função corporal através da postura.

A técnica PNS, de nome complexo (Posturoterapia Neurossensorial) é também complexa no seu estudo porém simples na sua realização. Para melhor entender a PNS vamos fragmentar o seu nome.

POSTUROterapia

 Quando falamos de POSTURA devemos pensar não somente na questão estética de um individuo, mas sim na definição de postura que é um bom arranjo das estruturas do corpo que impede a ocorrência de deformidades progressiva, ao qual se traduz em sintomas crônicos. Ou seja, um bom alinhamento corporal que mantém nosso corpo em uma ótima função e sem dores, onde a alteração de sua função pode causar os sintomas.

A PNS tem como base teórica a Posturologia Clinica, técnica desenvolvida pelos franceses Pierre Marie Gagey e Bernard Weber que se utilizaram dos conhecimentos teóricos e práticos terapêuticos sobre as reações de tônus e reflexos e desenvolveram ferramentas clinicas para avaliação dos sistemas de regulação da postura.

NEUROSSENSORIAL

Utilizamos conceitos atuais de neurociência, onde focamos o trabalho com a PNS na parte funcional que tem sua característica maior na condução neural e na ligação que temos entre os órgãos/sistemas e o cérebro; com isso, temos uma abordagem mais condizente com os princípios empregados atualmente para tratamento de dores e disfunções.

Hoje sabemos que o reflexo de uma alteração na função dos sistemas são traduzidas pelas disfunções e pelos sintomas, portanto para que o tratamento seja eficaz e duradouro devemos não somente trabalhar a parte estrutural mas sim esse componente neural, ou seja, funcional.

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol