Biointegral Saúde & Microfisioterapia São Paulo

Constelação familiar

E se você pudesse se sentir mais livre e pronto para aquilo que tanta deseja realizar/ter em sua vida? E se pudesse ainda criar soluções para diversos problemas apenas olhando para as raízes familiares?

Muitas vezes emaranhamentos familiares podem ser causadores de diversos problemas dificuldades, fracassos, doenças, angustias, bloqueios e etc. em nossas vidas, o método do Constelação Familiar é capaz de revelar a questão implicada e criar solução para o mesmo.

Facilitadora Carla Carioni Lombardo
Psicóloga Clínica há mais de 15 anos, atuando como psicoterapeuta em  atendimentos individuais, casais, grupos e orientação vocacional.
Pós Graduada em Psicologia Analítica, Facilitadora de PSYCH-K, Constelação Familiar e Soluções Sistêmicas.

O que é constelação familiar?

É uma abordagem terapêutica baseada nas descobertas do alemão Bert Hellinger. O método pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

Todo o trabalho desenvolvido durante a Constelação Familiar visa identificar e solucionar situações familiares onde há desarmonia.

Assim os emaranhados familiares detectados são , em grande parte das vezes, as causas de problemas de setores variados das nossas vidas, tais como, profissional, relacionamentos, saúde entre outros.

Nos atendimentos em grupos (chamados de workshops) há sempre uma questão base associada a necessidade de um participante em especial (falamos pessoa que constela o problema). Assim, a partir desta tema inicial proposto os outros participantes são requisitados a participar como elementos envolvidos no problema a ser solucionado.

Neste momento que se segue ocorre um fenômeno bastante intenso e incomum: os participantes escolhidos apresentam sensações e movimentos que retratam o que existe no inconsciente da pessoa que constela o problema.

Há varias hipóteses  na ciência que explicam este fenômeno como por exemplo os Campos Mórficos de Sheldrake, ou ainda a teoria da não localidade ou  ainda o principio da incerteza de Heinsenberg. Mas de uma maneira bem popular e simplória poderíamos afirmar que todos temos “antenas internas” que operam em frequências especificas para cada sistema familiar, e no momento que participamos como representantes num grupo de Constelação Familiar nos sintonizamos na frequência da pessoa constelada.

Num trabalho de grupo todos ganham com a sessão: a pessoa constelada que reconhece e soluciona os “nó” do seu sistema familiar que bloqueia diferentes áreas da sua vida; e os representantes que experimentam e presenciam situações, muitas vezes, semelhantes as existentes no seu sistema familiar e por vezes também pode até mesmo solucioná-los.

No que mais seria possível ajudar a mim mesmo e a sociedade quando nos melhoramos? Como podemos criar situações mais favoráveis de convivência entre as pessoas que convivemos? Como isto é possível?

Contelação familiar serve somente para problemas entre parentes?

Há uma grande confusão entre a maioria das pessoas no primeiro contato com informações sobre este método de Bert Hellinger em achar que podemos criar soluções somente para problemas familiares.

Alem de conflitos familiares (entre pais, filhos, irmãos, tios , avós etc.) são variadas as situações que podem ser solucionadas através das Constelações Familiares. Tais como:

  • Doenças;

  • Dificuldades de lidar com chefia, funcionários, colegas de trabalho, sócios, clientes;

  • Qualquer outro bloqueio profissional;

  • Dificuldade em comunicar-se;

  • Desequilibrios emocionais;

  • Desequilibrios intelectuais;

  • Dificuldade de financeiras: administrar ou ganhar dinheiro;

  • Padroes de relacionamentos abusivos;

  • Dificuldade com o companheiro(a);

  • Carencia Afetiva;

  • Dificuldade em lidar com perdas de pessoas queridas, parentes;

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol